Implantes2018-07-21T11:37:49+00:00

Implantes

A perda dos dentes, além do comprometimento estético, tem relação direta com a mastigação, distúrbios gastro-intestinais e envelhecimento facial. Os implantes dentários são estruturas metálicas (similares a parafusos) instaladas no osso remanescente com objetivo de reproduzir função de raízes dentárias perdidas. O plano de tratamento para instalação de implantes compreende duas etapas: etapa cirúrgica, quando se coloca os implantes e etapa protética, quando então é confeccionada a prótese que se apoiará sobre os implantes instalados.

 

De que materiais são feitos os implantes?

– De materiais biocompatíveis, ou seja, que não provocam rejeição ou qualquer reação indesejável ao organismo. Os implantes mais utilizados atualmente são produzidos em titânio puro, o que oferece alta resistência e grau de biocompatibilidade.

 

Como são instalados?

– Através do preparo de um orifício, dentro do qual o implante será parafusado com precisão. São instalados no osso alveolar remanescente, da região do dente ausente.

 

Qual o tempo decorrido entre a etapa cirúrgica e a protética?

– Aproximadamente de 4 meses na mandíbula (maxilar inferior) e 6 meses na maxila (maxilar superior). É neste período que ocorre a osseointegração, onde após uma série de etapas biológicas é obtida uma conexão rígida entre o tecido ósseo e a superfície do implante. Durante o período da osseointegração podemos utilizar uma prótese provisória, que não fará apoio nos implantes, já que devem ser protegidos de cargas ou movimentações nesta fase.

 

Quais os índices de sucesso?

– Mesmo com a alta tecnologia empregada no momento, não se consegue atingir um índice de 100% de sucesso. Sabemos que o índice de sucesso é de aproximadamente 92% dos casos realizados.

 

Como funciona a técnica de implantes imediatos?

– Esta técnica possui indicação precisa, sendo necessário que o paciente apresente quantidade e qualidade ósseas satisfatórias. Os implantes são inseridos numa única sessão. Após aproximadamente 72 horas, a prótese definitiva é instalada sobre os implantes.

 

Qualquer pessoa pode receber implantes?

– O tratamento com implantes apresenta algumas limitações tais como idade, anatomia, qualidade e quantidade óssea e obviamente condições orgânicas do paciente. Respeitadas as limitações raramente teremos insucessos.

 

Como são feitos os implantes em pacientes com quantidade óssea insuficiente?

– Nestes casos recorremos primeiramente às técnicas de enxertos ósseos para em uma etapa seguinte, instalar os implantes.