Bruxismo2018-02-10T13:16:43+00:00

Bruxismo Coisa de Bruxo ?

Bruxismo é o termo empregado para designar o hábito de apertar ou ranger os dentes durante o sono ou diurnamente, sem qualquer propósito funcional.

 

Se o indivíduo tem o hábito de manter os dentes juntos, apertando ou rangendo, isto caracteriza uma parafunção ou hiperatividade muscular. Os dentes e estrutura óssea que os circundam sofrem os danos desta sobrecarga. Entre tais danos os mais comuns são: redução da estrutura dental pelo atrito, fratura de restaurações e ocasionalmente de dentes, perda de tecido ósseo, migração de dentes, hipertrofia (aumento de volume) dos músculos envolvidos, mobilidade dental, etc.

 

O que leva o indivíduo a ranger dentes?

A causa do bruxismo é ainda motivo de inquietação e de muitas pesquisa até os dias atuais. Por alguns anos a oclusão foi tida como responsável pelo hábito. Postulou-se que alguém rangia ou apertava os dentes devido a uma precária relação entre os dentes, ou à presença de interferências na oclusão, que somadas ao stress levaria o indivíduo a ranger os dentes.

 

Sabe-se hoje que o bruxismo noturno é considerado um distúrbio do sono advinda de uma alteração da unidade bio-psico-social, isto é, um desequilíbrio da harmonia entre o corpo a mente e o meio social que os envolve e influencia. Sabe-se que emoções e os estados da alma podem desorganizar amplamente as funções do organismo e o equilíbrio do sistema músculo-esquelético.

 

O bruxismo é visto como o mecanismo desencadeado de evidente agressão como frustração, raiva reprimida, privação de necessidades básicas, perdas, rejeição, etc, ou simplesmente uma manifestação do stress cotidiano.

 

Podemos concluir que existem evidências significativas no que diz respeito ao papel do stress e das emoções como fatores que produzem e/ou agravam o hábito. Portanto tais pacientes requerem um enfoque terapêutico holístico, voltado para a redução da ansiedade, para o relaxamento, com um enfoque de vida diferente do atual, buscando mais equilíbrio e a paz interior.

 

A conscientização do hábito é o primeiro passo para um tratamento bem sucedido, seguido do levantamento dos fatores desencadeantes e perpetuantes. Como auxiliar no controle do bruxismo a placa interoclusal é de grande valor. O uso orientado da placa não só protege as estruturas dentais como também previne consequências mais dramáticas do bruxismo.